segunda-feira, 14 de maio de 2012

GRAVURAS ROGÉRIO DIAS


VEM PASSARADA

            Há 1.680 espécies de pássaros no Brasil e outros tantos nos quadros de Rogério Dias.
          Este conterrâneo, quase amigo de infância, retrata como ninguém o calor, as cores e a vibração da Terra Brasilis. Só um menino do interior, descalço com embornal a tiracolo, cheio de bolotas e estilingue na mão poderia pintar pássaros. Ele era tão ruim em mirar passarinhos que um dia, não tendo caçado nada, deixou a arma de lado e de ex-pretenso-caçador passou a pintá-los.
         Rogério captura os pássaros imaginários que vivem dentro de nós e os leva para as telas. É por isso que gostamos tanto de seus quadros. E eles. Os pássaros em bandos, gostam quase sempre de estar ali, coloridos, vibrantes, alegres e bem tratados, gerados pelas rigorosas e macias pinceladas do artista.
Há nos quadros de Rogério Dias, textura e composição com força suficiente para que aconteça um fenômeno físico inexplicável: seus quadros reproduzem o barulho dos pássaros nos finais de tarde. Como música, verdadeiras sinfonias de pardais anunciam o anoitecer. Percebo isso cada vez que fico em silêncio ao lado de uma obra sua. È um chilrear gostoso, desordenado acariciante aos nossos ouvidos.
As pessoas perguntam – por que Rogério só pinta pássaros? – Ora, por que é a missão dele. Nasceu com este chamado, com esta vocação. Rogério Dias, profissão: passarinheiro. Não sei se vocês sabem, mas para cada pássaro solto no ar existe um contratipo em algum quadro do Rogério. Como os pássaros não param de se reproduzir, sua missão é quase eterna. Ele já fazia isto no céu antes de vir para cá. Quem sabe se na próxima vida não irá pintar borboletas.
Pode ser esta a vontade Dele, do criador. Que dirá baixinho ao ouvido deste anjo chamado Rogério:
- “Filho, chega de pintar pássaros, outro vai tomar o seu lugar, agora quero que você pinte borboletas.”
A partir deste dia teremos belos quadros de borboletas, de todas as cores e formatos. Mas isso só para daqui a muito, muito tempo. (texto:Eloi Zanetti )

SERIGRAFIAS DE ROGÉRIO DIAS
Formato - 30 x 40 -  VALOR R$ 120,00
(clique na imagem para ampliar)

         



                        


www.rogeriodias.com
















Um comentário: